Tom Bombadil é um personagem fictício do mundo de Tolkien, que aparece no livro O Senhor dos Anéis volume 1, e sem duvida alguma é um personagem bastante misterioso. Muitas pessoas apenas assistiram ao filme, por isso não o conheceram, pois o personagem só aparece no livro.
Tom Bombadil aparece na Velha Floresta, que fica fora do condado (terra dos Hobbits), quando Pippin e Merry estão sendo comidos pelo Velho Salgueiro-Homem, Frodo sem escolha alguma começa a pedir socorro, seu chamado é logo correspondido por uma canção alegre e sem sentido algum (Ei boneca! Feliz neneca! Dingue-dongue dilo!...) , dai surge Tom Bombadil, um velho homem de barba comprida, rosto rosado e olhos claros azuis. Bombadil salva os garotos e os leva para sua casa isolada do mundo.
Em uma conversa dos hobbits e Fruto D´Ouro (Mulher do Tom), ela diz que Tom Bombadil não pertence a ninguém, que nada pode o prender, que ele é o Senhor. Em outra conversa entre os hobbits e o Senhor Tom ele diz que estava no mundo muito antes de surgir os primeiros rios e os primeiros brotos de arvores, diz que viu a primeira chuva cair na terra ou seja, Tom é mais velho que o mundo segundo ele, Tom pode interferi nos sonhos dos outros, podemos notar isso quando frodo esta tendo um sonho com Valinor, dai Tom Bombadil interfere no seu sonho, fazendo com que frodo acorde e o encotre perto da janela imitando sons de passaros. Tambem ele é o unico a não sentir medo e á colocar o Um Anel e não ser afetado pelos seus poderes. Elrond, Galadriel e Gandalf temem o Um anel, pois eles sabem que tanto quem o usa ou quem o guarda estara trazendo á sua ruina e de quem esta ao seu redor.
Quem segue a saga Tolkien inteira já deve te lido o livro O Silmarillion, nele conta como o mundo foi criado e a historia de eras antes de o Hobbit e do Senhor dos anéis. No livro diz que existia apenas Eru conhecido como Ilúvatar. Iluvatar é o Deus dos Deuses, é como o nosso Deus.
Se pararmos um pouco poderemos associar Tom Bombadil a Ilúvatar. Antes das coisas em Eä (planeta terra) serem criadas, só existia Ilúvatar, e Tom Bombadil disse que estava em Eä antes de tudo ser criado. Nos primeiros confrontos entre os Ainur e Melkor no inicio da primeira era, nota-se que Ilúvatar nunca esta presente, e também podemos notar que Tom também nunca participa dos confrontos que acontecem no decorrer das eras, ou seja, os dois estão sempre ausentes de tudo na terra aparecendo as vezes para ajudar em coisas básicas.
Muitos dizem que Bombadil é a propia terra, mas acho que não teria uma probabilidade da propia terra, caminhar na propia terra. Se o Senhor Bombadil não for Ilúvatar pode ser que ele seja um Ainur, criado ao acaso, e que não teve nem uma missão na terra, por isso ficou apenas á observar os Airnur criarem as coisas.
Tom Bombadil não se encaixa no perfil nem de um homem, nem de um elfo, nem de um anão, por causa da sua idade. Não se encaixa no perfil de um Valar, pelo fato de existirem apenas catorze deles, e tom não foi sitado entre eles. Entre os Maiars tambem não pelo fato de não sentir medo, e lá em cima eu falei que ate Gandalf sente medo. O que o resta é ser uma especie unica, que ninguem á conhece.
Na carta 181, J.R.R. Tolkien diz que não ha possibilidade de haver uma incorporação de Ilúvatar, mais ninguem nunca vai saber se é verdade, Tolkien poderia apenas esta fazendo isso, para que depois de muito tempo o leitor pensando na probabilidade de Tom ser Ilúvatar, desistisse e continuasse a pensar nesse enigma sem fim, se sim ou se não, nunca vamos saber qual a verdade disso tudo, nos restando apenas abrir nossa imaginação e viajar nesse universo enigmatico.
Paginas
Sobre o blog
Olá, As relíquias de um sábio é um projeto, ó qual aborda os temas de filmes, livros, desenhos,musica, curiosidades do mundo. Vamos procurar trazer um pouco de tudo para vocês, vamos embarcar numa viagem na ficção e na realidade, vocês podem também dar ideias para as postagens, deixem suas ideias nos comentários, sem esquecer de deixar um like.
Tecnologia do Blogger.
Publicações
Categorias
Sobre mim
- As Relíquias de um Sábio
Seguidores
Arquivo do blog
HTML Comment Box is loading comments...
0 comentários:
Postar um comentário